O que é importante na fotografia de interiores?
Fotografar um ambiente é muito diferente de fotografar pessoas ou objetos. A fotografia de interiores é muito mais técnica do que parece. Um mesmo ambiente pode parecer menor, mais escuro e menos atraente se fotografado de maneira inadequada. Mas então o que se deve observar para avaliar o portfólio de um fotógrafo de interiores?
Linhas
É muito importante manter as linhas verticais e horizontais em ângulos retos, ou seja, a foto deve estar nivelada, como um quadro na parede. Isso evita distorções que alteram as proporções dos objetos e dos móveis utilizados na decoração. Manter a fotografia mais 'correta' torna a imagem mais fiel ao que o olho humano vê ao entrar em um ambiente.
![](https://alfred.alboompro.com/resize/width/1200/height/1200/url/storage.alboompro.com/sites/15150/media/dsc_0878-hdr_0f5d2c0f00e7.jpg?t=1569553379)
Luz
Nem todos os ambientes possuem iluminação adequada para uma bela fotografia, mas tratando de fotografia de interiores, existem artifícios para 'clarear' ambientes com pouca luz, e equilibrar a luz em ambientes excessivamente claros. Amenizar os contrastes de luz possibilita uma melhor visualização do ambiente.
![](https://alfred.alboompro.com/resize/width/1200/height/1200/url/storage.alboompro.com/sites/15150/media/dsc_3092-hdr_947942c6bdc5.jpg?t=1569553465)
Organização
Um bom fotógrafo de interiores deve alertar sobre a disposição de objetos, alinhamento, organização do ambiente. A produção é de responsabilidade do arquiteto ou designer de interiores, mas a forma como o objeto aparecerá na fotografia é algo que deve ser conversado na sessão de fotos, assim ajustes podem ser feitos para que a fotografia fique mais harmônica.
![](https://alfred.alboompro.com/resize/width/1200/height/1200/url/storage.alboompro.com/sites/15150/media/aristotatuape-0055-hdr_cd9c3107e2df.jpg?t=1569553818)
Ângulo
As pessoas em geral (exceto as crianças) vêem os ambientes a partir de um intervalo médio de altura (1,50 m a 2,00 m), isso faz com que estejamos mais acostumados e visualizar e entender os ambientes ao nosso redor a partir deste ponto de vista. Tudo que é conhecido é mais confortável e mais fácil de entender. A fotografia de interiores deve 'imitar' a visão do olho humano para oferecer melhor leitura do ambiente e trazer maior conforto visual. Ângulos baixos servem exclusivamente para ênfase em revestimentos do piso ou tapetes. Ângulos muito altos só favorecem a visualização de ambientes com pé direito duplo ou maior.
![](https://alfred.alboompro.com/resize/width/1200/height/1200/url/storage.alboompro.com/sites/15150/media/edificioguanabara-0062-hdr_7ae9ce33963a.jpg?t=1569553920)
Cor
Ao contrário da fotografia de moda, ou de pessoas, onde o uso de tonalização é mais arbitrário, ou artístico, na fotografia de interiores o que se busca é o retrato fiel da cor empregada no projeto. Assim, as fotos de um mesmo ambiente devem ter os mesmos tons entre si, e devem reproduzir o que o olho humano enxerga ao entrar no ambiente. A luz deve ser trabalhada para visualizar o ambiente com precisão, já a cor deve ser trabalhada para trazer o que foi idealizado no projeto.
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![](https://alfred.alboompro.com/resize/width/1200/height/1200/url/storage.alboompro.com/sites/15150/media/erika2_9255b1fd9060.jpg?t=1570415719)
Erika Waldmann é fótografa de arquitetura e interiores na cidade de São Paulo e arredores. Gosta de arquitetura tanto quanto gosta de gente. Na dúvida resolveu fotografar os dois. Adora um horizonte nivelado e sempre arruma o quadro torto na parede. Faz do trabalho um prazer e deste prazer seu ganha-pão.